quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

The Sign Of Hell Tour - Gorgoroth + Vader em Corroios 14/12/2011 (reportagem + fotos)

A passagem desta tour conjunta por Portugal ficou marcada pelo cancelamento da data que se iria realizar no Hard Club, no Porto, no dia anterior ao concerto em Corroios, a fraca venda de bilhetes foi o motivo apresentado pela organizadora que assim deixou só a data de Corroios.

Até a abertura das portas, nem chegou a duas dezenas as pessoas que andaram a circular durante o dia á volta do recinto, levando a que os Amassado, primeira banda da noite, terem começado a atuar com pouco mais de dez pessoas presentes dentro do Ginásio de Corroios. Não foi isso que os levou a baixo e através de uma atuação solida mostraram algumas músicas do álbum Coração Enterrado, lançado o ano passado e ate agora o único registo da banda.

A banda é Italiana, mas composta tanto por elementos de Itália e do Brasil, por isso a comunicação com o (pouco) público foi fácil. Com pouco tempo disponível, apenas 30 mins, a banda fez o melhor que pode e durante a sua atuação ainda puderam ver uma sala mais bem composta e ao tocarem músicas como “Puta”, “Amazonia” e “Fobia” com a sua mistura de Thrash e Death Metal, conseguiram por, o ainda pouco publico a fazer headbang.

(setlist indisponivel)

Vindos também de Itália vieram os Adimiron e com um novo álbum lançado á poucos dias banda focou-se só nele. K2 com o seu Death Metal Progressivo apresenta um bom leque de músicas de quando transpostas para um concerto conseguem por muita gente em sentido. Não há muito a dizer da prestação dos Adimiron, tal como os conterrâneos Amassado tiveram quase o mesmo tempo de atuação e ambas as bandas aqueceram bem a noite para o que ai vinha.

Oriens
Vertical Limit
The Red Condition
The Whisperer
To Whom It May Concern
Servant's Poem

20:40, chega a altura de uma das bandas principais desta tour, com apenas uma hora para tocar, os Vader, um dos pilares do género, conseguiram encaixar 17 músicas na sua atuação que levou ao rubro muita gente que envergava tshirts da banda Polaca. “Return to the Morbid Reich”, primeira faixa do album lançado este ano, Welcome to the Morbid Reich, deu inicio a uma atuação explosiva a todos os níveis.


Em “Come and See My Sacrifice” e “Black Velvet And Skulls Of Steel” já se via muita gente a querer se libertar, ou como se diz na gíria do mundo extremo, fazer mosh, algo que na combinação explosiva “Carnal” de 1997 seguida de “I Am Who Feasts Upon Your Soul” do último álbum e “The Wrath” de um dos primeiros Eps da banda ainda nos anos 80’, fizeram as delícias de muita gente.


Até ao final do concerto o mosh esteve presente em todas as músicas. “Decapitated Saints”, “Silent Empire” e “Cold Demons” tendo todas pouca duração, foram tocadas sem pausas. “Helleluyah!!! (God Is Dead)”, um dos hinos da banda, foi o momento perfeito para se fazer coro e claro, muito mosh. Quando se pensava que a banda tinha acabado o seu concerto eis que regressam para uma viagem ao EP de 2005 The Art of War, para interpretarem “Para Bellum” e “This Is the War”.


Para o fim ficou reservado uma pequena surpresa, uma música que foi pedida a noite toda enquanto os Vader atuaram, pelo ambiente vivido uma pessoa ate pode deduzir que a música neste momento pertence aos Vader e não á banda que a cirou, porque vejamos, esta música quando é tocada pela banda que a criou já não tem o mesmo impacto que tinha á bem poucos anos atras, falo pois da Raining Blood, um dos hinos da banda Americana Slayer. Ainda estava a batida de bateria inicial a tocar e já metade do recinto estava a salivar para o que ai vinha, a loucura foi total, o centro do ginásio foi o ponto de encontro para o mais variado tipo de pessoas que queriam celebrizar aquele momento, e quem não esteve no mosh esteve a fazer headbang, foi de certeza o melhor momento de toda a noite.


Return to the Morbid Reich
Sothis
Devilizer
Never Say My Name
Come and See My Sacrifice
Black Velvet And Skulls Of Steel
Wings
Carnal
I Am Who Feasts Upon Your Soul
The Wrath
Decapitated Saints
Kingdom
Silent Empire
Cold Demons
Helleluyah!!! (God Is Dead)

Encore:
Para Bellum/This Is the War
Lead Us
Raining Blood

A troca de instrumentos para os Gorgoroth puderem atuar foi feita ao som da ‘Marcha Imperial’, musica imortalizada pela saga de ficção científica, Star Wars. Depois de terem atuado no antigo Hard Club em 2005, os noruegueses Gorgoroth, uma das instituições do Black Metal norueguês criado nos anos 90, voltaram finalmente a Portugal embora com uma formação muito diferente da vista em 2005. Já passava das 23:00 quando os Gorgoroth subiram ao palco para mais uma prestação solida.


Um início demolidor com “Bergtrollets Hevn”, “Aneuthanasia” e “Prayer” foram autênticas injeções de puro Black Metal para alimentar muitos apaixonados por esta sonoridade mais crua do mundo extremo. “Katharinas Bortgang” veio diretamente de 1994 e do primeiro trabalho dos Gorgoroth, Pentagram de seu nome. A presença de várias pessoas com 'corpse paint' foi algo notado por toda a gente.


Do álbum de 1996, Under the Sign of Hell, que foi regravado este ano, vieram “Revelation Of Doom”, “Ødeleggelse og undergang” e “Blood Stains the Circle”, tendo as duas ultimas sido tocas sem descanso. A diabólica “Satan-Prometheus” do álbum Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt fez o vocalista Pest mostrar ao público o porquê de ter regressado á banda para substituir Gaahl.


Antes de a banda interpretar eximiamente as musicas “Destroyer” e “Incipit Satan” ouviu-se do público mais um momento de humor, característico dos concertos de metal: ‘Isto é melhor que um orgasmo’. “Krig”, que em português significa guerra, ambas do álbum regravado este ano, deram caminho a “Unchain My Heart!!!”, que sem direito a encore, fechou em grande um concerto que acabou por ser muito curto, durou apenas 50 mins, algo que muitos dos presentes reparou nisso e questionaram-se á medida que iam saindo do recinto de regresso a casa.


Bergtrollets Hevn
Aneuthanasia
Prayer
Katharinas bortgang
Revelation Of Doom
Forces of Satan Storms
The Rite of Infernal Invocation
Ødeleggelse og undergang / Blood Stains the Circle
Satan-Prometheus
Destroyer / Incipit Satan
Krig
Unchain My Heart!!!

Fotos cedidas por Pedro Almeida

7 comentários:

  1. Belo artigo !
    Não há mais fotos ?

    ResponderEliminar
  2. Valeu mesmo a pena!! Vader então!!! Este concerto de Vader foi muito melhor que o do Metal GDL!!!
    Gorgoroth também como se esperava MATARAM!!
    Muito bom mesmo!
    Os próximos a visitar Lisboa seram os Cannibal Corpse ou os Deicide (estava mais que lá batido!!!)

    ResponderEliminar
  3. Diverti-me que nem um diabo à solta ah ah ah.

    ResponderEliminar
  4. Fod**** ouviu-se a minha voz no meio daquele caos?
    Parabéns à malta de Corroios e ao staff do blog.
    É possível ver-se ou ter acesso a todas as fotos que foram tiradas lá?

    ResponderEliminar
  5. Boas, obrigado pelo apoio, as únicas fotos disponíveis são as que estão no artigo, as fotos foram cedidas por um fotografo amigo do blog que foi ao concerto como convidado

    ResponderEliminar