segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Balanço de 2011



Por onde começar, após um ano recheado há muita coisa para recordar, ate podemos começar pelo fim, através de um concerto que se realizou no Incrivel Almadense no passado mês de Novembro, falo da segunda vinda este ano ao nosso país da parte dos Opeth, e para esta ocasião trouxeram os conterrâneos Pain Of Salvation. Os albums Heritage e Road Salt Two são verdadeiras perolas do Rock atual e o concerto no Incrível Almadense serviu como uma montra para se puder ver e ouvir a interpretação de algumas músicas de ambos os trabalhos que figuram em vários tops de final de ano.

Os muitos desconhecidos Ana Kefr ficaram marcados como a descoberta do ano, o seu lançamento, The Burial Tree (II), é uma mistura explosiva dos mais variados géneros dentro do Metal, a ver se com um próximo registo a banda consiga ter o reconhecimento que merece. Solstafir com o fabuloso trabalho duplo Svartir Sandar e o trabalho de uma só musica The Valley Path dos U.S. Christmas foram os principais representantes do Rock Psicadelico.

Desde que formou os The Devin Townsend Project, a mente depravada que é Devin Townsend não parou quieto, além da passagem ao nosso país, lançou os dois álbum finais que tinha planeado lançar com este alinhamento. Deconstruction e Ghost dividiram opiniões. Enquanto Deconstruction é o mostrar de todo o talento e versatilidade que Devin Townsend incorpora na sua música, Ghost é um álbum num sentido completamente oposto ao seu irmão lançado este ano e mostra Devin Townsend numa onda mais zen.

Fora do mundo pesado Tom Waits foi a figura de destaque, Bad As Me dá a continuação a uma carreira cheia de qualidade da parte deste Senhor que já não tem mais nada a provar. Long Distance Calling e Russian Circles lançaram os melhores trabalhos referentes ao Post-Rock, um género que de ano para ano tem vindo a ganhar muita popularidade não fosse pelo enorme créscimo da criação de mais bandas embora isso não venha a condizer com a qualidade amostrada.

Mastodon com The Hunter solidificaram a sua posição na música dos dias de hoje. Os Nightwish voltaram com uma produção arrojada que vai ser culminada com um filme a ser lançado em 2012. Fallen lançado por Varg Vikernes através do projeto Burzum veio mostrar um homem cheio de vontade de deitar ca para fora tudo o que teve que conter quando esteve preso de 1994 a 2009. O Metal com sonoridade oriental também teve o seu destaque este ano através do lançamento do dvd The Road To OR-Shalem dos Israelitas Orphaned Land e do álbum Tales of the Sand dos Tunisinos Myrath, no final do ano as bandas andaram juntas em tour pela Europa.

Como sempre, o génio Steven Wilson não esteve quieto, através dos Blackfield, um projeto que tem que com o cantor de Rock Israelita Aviv Geffen lançou Welcome to My DNA, a solo lançou o brilhante registo duplo Grace For Drowning e ainda teve tempo de ir dar uma mãozinha na produção do Heritage dos Opeth. Para Abril de 2012 já foi confirmado para o lançamento do primeiro trabalho da banda Storm Corrosion, em que a Steven se junta Gavin Harrison, baterista dos Porcupine Tree e Mikael Åkerfeldt, eterno líder dos Opeth e grande amigo de Steven Wilson.

O festival Vagos Open Air foi um dos grandes eventos do ano, a vinda dos Opeth foi uma das principais razoes que fez muita gente dirigir-se a Vagos durante o mês de Agosto, mas o segundo dia deste festival, que de ano para ano não pára de crescer, foi o que teve mais destaque não fosse pela vinda dos regressados Morbid Angel, mesmo tendo lançado uma dos maiores flops do ano, Illud Divinum Insanus, a banda foi uma das que teve mais atenção durante o ano. The Devin Townsend Project, que veio substituir Nevermore, e Ihsahn foram os senhores que se destacaram em uma mais grande edição do V:O:A.

O mês de Novembro foi recheado no que toca a concertos de Metal, o já destacado Opeth + Pain Of Salvation foi o único com casa esgotadíssima, mas os concertos de Amon Amarth e Amorphis vieram mostrar que Portugal neste momento encontra-se como passagem obrigatória. Tanto o lançamento do registo War of the Roses e o concerto no Musicbox vieram marcar amística e o culto que envolve os Ulver neste momento da carreira. No dia das bruxas esteve reservado o já tradicional concerto dos Moonspell, este ano tocaram o seu melhor álbum na íntegra, o Wolfheart.

2010 ficou marcado pelas perdas de Ronnie James Dio e Peter Steele, este ano as perdas foram muitas mas destaco o lendário guitarrista Gary Moore, Mike Starr, baixista original dos Alice In Chains, Scott Columbus, o baterista que esteve mais anos nos Kings Of Metal, Manowar e Seth Putnam, eterno vocalista dos Anal Cunt. Também houve outras perdas, mas de elementos a saírem das suas bandas, a mais badalada foi o confirmar de que Mike Portnoy não irá voltar á banda que formou, os Dream Theater.

No que toca a bandas com o cunho de ‘lendarias’, houve notícias de todo o tipo, a maior claro foi o regresso tanto aos discos como á estrada dos míticos Black Sabbath com a sua formação original. Os Van Halen tambem acabaram de confirmar o regresso aos palcos para 2012. Os Metallica colaboraram com Lou Reed e no meio disto saiu uma coisa intitulada de Lulu, um álbum que vai ficar para a história e não por razoes positivas. Anthrax protagonizaram também um dos regressos do ano em relação a trabalhos ao lançarem Worship Music, ouvindo com atenção nota-se que deram uma de AC/DC, teria sido melhor se tivessem ficado só pelas tours ao lado dos seus amigos que juntos compõe o que foram apelidados de Big 4 of Thrash Metal.

Enquanto umas bandas cimentaram as suas carreiras outras despedem-se e outras celebram o que fizeram no passado, falo de Judas Priest e Marky Ramone. Os Metal Gods passaram por ca com a sua Epitaph World Tour em que tocaram clássicos, clássicos e mais clássicos, foi uma noite de puro Heavy Metal ao qual ninguém ficou indiferente. Marky Ramone veio com os seus Marky Ramone's Blitzkrieg em que com Michale Graves na voz (nos anos 90 foi o vocalista da reencarnação dos Misfits e gravou o notório American Psycho) veio celebrar os 15 anos em que ocupou a bateria da mítica banda de Punk Rock.

Ate nas bandas sonoras houve muito que falar, apos o ano passado ter ganho o Globo de Ouro e o Oscar pelo trabalho que fez na banda sonora para o filme The Social Network, eis que Trent Reznor se volta a juntar com o compositor Atticus Ross e se prepara para repetir o feito, só que desta através do trabalho que fez para o filme The Girl With The Dragon Tattoo, um registo triplo cheio de emoções únicas.

Muitos outros eventos e lançamentos tiveram o seu destaque deste grande ano, vamos ver se 2012 conseguirá ser ainda melhor, bom ano parta todos os leitores do blog.

(concertos como o de Roger Waters, Manowar, Scorpions, Peter Franptom, Yes, entre outros, merecem o devido destaque como é obvio, mas só não os mencionei porque, por infelicidade a minha, não fui a esses concertos)

2 comentários:

  1. (concertos como o de Roger Waters, Manowar, Scorpions, Peter Franptom, Yes, entre outros, merecem o devido destaque como é obvio, mas só não os mencionei porque, por infelicidade a minha, não fui a esses concertos) >>>>> Desta lista só não fui ao de Manowar, de resto, todos 5* especialmente o 1º ;)

    ResponderEliminar