segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mastodon + Red Fang no Coliseu dos Recreios 22/01/2012



Com apenas 45 minutos para actuar os Red Fang conseguiram impressionar muitos dos presentes, no bolso trouxeram a sua mais recente proposta que foi lançada o ano passado, Murder the Mountains. “Throw Up”, “Number Thirteen”, “Into the Eye” e “Malverde” foram algumas das musicas interpretadas pela banda e cantadas pelo publico que já as conhecia, mas claro, o concerto dos Red Fang teve o seu grande momento quando tocaram a sua musica mais conhecida, “Wires”.

Hank is Dead
Throw Up
Malverde
Wires
Into the Eye
Good to Die
Number 13
Humans Remain Human Remains
Sharks
Prehistoric Dog

Apos um concerto bastante fraco por diversas razoes na edição de 2009 do festival Optimus Alive, eis que os Mastodon regressaram ao nosso pais e num recinto fechado, um lugar onde podemos escutar na perfeição toda a qualidade que estes rednecks impregnam nas suas musicas, algo que passou despercebido a muita gente aquando da ultima passagem da banda Norte Americana ao nosso pais.

23 musicas, sim leram bem, foram escolhidas 23 musicas, 23 musicas que puseram um Coliseu dos Recreios num estado de pura loucura, os Mastodon são sem duvida das melhores bandas que podemos encontrar no Metal actualmente, por isso seria mais que obvia uma recepção calorosa da parte do publico nacional. As músicas do novo registo The Hunter, um álbum que figurou em praticamente todos os tops de melhores de ano feitos pelo mundo fora (ficou no 8º lugar para o Confronto de Almas), foram muito bem recebidas.

Uma coisa que marcou o antes do início do concerto foi quando tiraram o pano de frente da bateria do Brann Dailor, no bumbo figurava uma imagem de Randy Rhoads com a sua guitarra Karl Sandoval-V preta com os pontos brancos, a pintura do resto da bateria de Brann foi inspirado na guitarra de Randy.

Hora de destruir o Coliseu, “Dry Bone Valley” e o primeiro single do The Hunter, a “Black Tongue” mostraram cedo que muitas das músicas iriam ser cantas pelo público, quando os Red Fang actuaram ainda se via muitos fossos no público, neste momento eram poucos os centímetros de espaço disponíveis. “Capillarian Crest” deu origem a um desfile de air guitars e “Colony of Birchmen” foi um dos muitos momentos em que o público nacional teve que puxar da voz.

“Megalodon” para o caos, “Thickening” para cantar e apreciar e “Blasteroid” novamente para o caos demostram que esta banda sabe escolher bem a ordem das suas músicas. A “Sleeping Giant” ficou estranhamente marcada pela quantidade de crowd surfs que foram feitos, digo que foi estranho porque a musica é das mais calmas do repertorio da banda e foi a musica onde foi feito mais crowd surf, foram vistas quase umas 20 pessoas a fazer crowd surf, houve momentos em que os seguranças não sabiam para que lado se virarem porque as pessoas vinham todas de seguida e de vários lados.

Muita gente no final do concerto deve ter ficado de certeza com a garganta a arder, tantas vezes se ouviu coro e as “All the Heavy Lifting”, “Curl of the Burl” e “Bedazzled Fingernails” não foram exceção. A banda pouco ou nada comunicou, apenas deixaram que a sua música fala-se por eles, por isso sem descanso “Spectrelight” fez estremecer o Coliseu. “Circle of Cysquatch” e “Aqua Dementia” foi o duo perfeito para podermos apreciar a capacidade técnica da banda. “Crack the Skye” foi uma das duas que representaram o album de 2009, a outra foi a “Ghost of Karelia”.

Antes do ‘grand finale’ veio a explosiva “Blood and Thunder”, quando se pensava que na “Spectrelight” a loucura tinha sido muita então neste momento o Coliseu mais parecia um campo de guerra, o pit era gigantesco, praticamente todas as pessoas na plateia estavam num estado frenético, a força dos empurrões era tanta que as grades vergaram uns quantos graus e claro, mais uns momentos de susto para os seguranças quando os crowd surfs la voltaram.

Para o fim, a já esperada “Creature Lives”, que foi interpretada com os Red Fang em palco e cantada a plenos pulmões pelo publico que encheu por completo o Coliseu dos Recreios. É com concertos assim que as bandas cimentam a sua posição no mundo da musica. O ano ainda agora começou e há muitos concertos por realizar, mas este concerto arrisca-se, tal como o ultimo álbum da banda, a figurar em muitas listas de melhores de ano, som perfeito, setlist perfeita a passar por todos os albums da banda, ambiente infernal, esteve tudo no ponto, para o fim a banda prometeu regresso ao nooso pais no verão.

Dry Bone Valley
Black Tongue
Crystal Skull
I Am Ahab
Capillarian Crest
Colony of Birchmen
Megalodon
Thickening
Blasteroid
Sleeping Giant
Ghost of Karelia
All the Heavy Lifting
Spectrelight
Curl of the Burl
Bedazzled Fingernails
Circle of Cysquatch
Aqua Dementia
Crack the Skye
Where Strides the Behemoth
Iron Tusk
March of the Fire Ants
Blood and Thunder
Creature Lives

2 comentários:

  1. Eu nem sempre comento o teu blog..
    ..mas o quando o faço, é para dizer que Mastodon deu um concerto do caralho!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela review! Foi definitivamente um concerto fenomenal, ao qual me é bastante difícil apontar defeitos por ser um fã incondicional de Mastodon. Talvez um som um pouco melhor (noutro local talvez) o pudesse tornar perfeito ;)

    ResponderEliminar