quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Concertos 2009

Só estão os que gostei mais, está por preferência:

Judas Priest
Dream Theater (Coliseu de Lisboa)
Testament
Arch Enemy
Moonspell (Hard Rock no dia 11 de Outubro)
Machine Head
Lamb Of God
Mastodon
Switchtense (os dois que deram no Alquimista)
RAMP (Music Box)
Angelus Apatrida
Metallica (so vi 40 min do concerto mas do que vi gostei)
Echidna (no Alquimista)

Os melhores momentos para mim foram ter ouvido a enormíssima Practice What You Preach e a excelente Painkiller ao vivo (já posso morrer feliz), o Halford ter oferecido o refrão da Breaking The Law ao publico e o outro grande momento foi ter ouvido os Switchtense no Alquimista terem tocado na perfeição a Cowboys From Hell dos Pantera, foi a puta da loucura.

Não incluo o concerto dos AC/DC porque infelizmente não fui, eu acredito que possa ter sido o espectáculo do ano - não digo melhor concerto porque os AC/DC são como os Kiss, são uma banda mais de espectáculo do que a dar um concerto propriamente dito, porque se formos a ver bem as musicas todas da banda são quase todas iguais e sem o espectáculo toda da pirotecnia, etc, aquilo não seria assim algo de grandioso (isto é o meu ponto de vista) PS: eu gosto de AC/DC e Kiss - mas para mim o acontecimento/concertos do ano foi o Priest Feast, muitos podem não concordar comigo mas meter três monstros, que qualquer um poderia ser o cabeça de cartaz naquele dia, na mesma jaula num país como Portugal é um caso quase impossível hoje em dia, o mais perto disto foi o ano passado quando tivemos ca Iron Maiden e Slayer no SBSR.

Gostava de ter ido ao Vagos Open Air mas infelizmente não fui, pelo que me disseram Cynic partiu aquilo tudo, Opeth no Porto também estava na minha lista, já tinha preços dos transportes etc tudo planeado mas devido a problemas de ultima hora não deu mesmo pa ir, la terei de adiar o meu primeiro concerto dos Opeth (juntamente com os Iron Maiden são as minhas bandas preferidas e que tenho tudo de ambas, cd’s, dvd’s, algumas tshirt’s, IM já vi 2 vezes, Opeth po ano quem sabe..), também era para ter ido ao que ia ser um dos melhores concertos de Thrash do ano Bonded By Blood e Fueled By Fire em Cacilhas mas foi cancelado. Municipal Waste em Corroios disseram-me que foi o mosh do ano e eu em casa com febre -_-. Épica foi adiado. Caos Emergente e Ermal tinham muitas bandas que adorava ver, as principais seriam Behemoth e Blind Guardian em cada festival respectivamente, mas infelizmente.. u lad. ()ged Sevenfold no dia dos Iron Maiden por isso fiquei ali na minha, nao e também houve muitos outros concertos e festivais que não pude ir porque ou era devido á logística ou porque era devido ao trabalho.

Não me importo em dizer que estive no SBSR Lisboa, o tipo de musica que la passa não passa normalmente nos meus ouvidos mas ate nem foi mau, foi péssimo, The Killers, sinceramente não percebo o entusiasmo em torno desta banda, riff’s iguais de musica pa musica, batidas do mais básico que há, tira-se os efeitos de luz no fundo e os concertos não tem nada de especial, não vejo ali assim muita qualidade capaz de encher estádios como muita gente diz, se não fosse as musicas a passar nos anúncios de tv eles não iriam longe, para provar o que eu disse bastou-me ver na Fox o Saturday Night Live, os Killers foram la tocar so que não tinham os efeitozinhos todos que costumam ter nos seus concertos, os elementos da banda nem se mexiam (tal como no sbsr), o vocalista estava sempre a mexer os braços no ar a fazer sabe-se la o quê e porquê (tal como no sbsr) e ao ver-se aquilo parecia uma banda de garagem que tinha acabado de gravar o seu primeiro EP e que tinha ido á tv para ganhar uns fãs.. Quanto á Duffy, oh my lord, não sei se era do frio da noite mas ela tinha a voz muito rouca e ela também podia mexer-se um pouquinho mais, ela esteve sempre no mesmo sítio. Mando Diao, neste banda sim existe muita falta de originalidade, quase todas as musicas começavam da mesma forma, batida de bateria (na maioria das vezes eu ate pensava que estavam a repetir a musica anterior..) que depois é acompanhada com uns riffzinhos de guitarra, a energia é muita mas a qualidade não se encontra presente. Brandi Carlile, pop/rock simples com umas covers á mistura, eu como não estava para muita festa foi dela que mais gostei. The Walkmen e Bettershell, musica muito basica mas já se sabia o que viria ai com o tipo de publico presente e o cartaz apresentado.

O momento mais estúpido do ano foi certamente o que aconteceu no Rock One onde os My Bloody Valentine receberam lenços brancos da parte de uns espectadores cujas cabeças estão vazias para alem de gostarem de merda como Offspring também não sabem respeitar outras bandas. Quando se vai a um festival apanha-se sempre algo que não gostamos mas porra, temos de ter respeito, o ano passado não gostei de apanhar com Avenged Sevenfold no dia dos Iron Maiden por isso fiquei ali na minha, não incomodei nenhuma fã histérica que tivesse ao meu lado.

Antes de acabar ainda tenho de mencionar isto, a que foi Frase do Ano nos concertos:
“Quando acabar o concerto depois empresta-me o dvd porque eu não consigo ver nada”

Isso aconteceu no concerto dos Dream Theater no Coliseu de Lisboa, na parte lateral do palco as pessoas podem estar sentadas e a assistir nas calmas aos concertos so que um filho da p*** qualquer armado em bom decidiu ir para ali pôr-se aos saltos o que é que aconteceu, o gajo ao fazer aquilo conseguia tapar a vista a umas 50 pessoas, durante o concerto todo um homem que estava atrás de mim (que por sinal era mais baixo que eu, mas eu não lhe tapava a vista) esteve sempre a pedir ao gajo pa se baixar, o jovem baixava-se mas segundos depois la ia ele.. ate que chegou uma altura em que o homem perdeu a paciência e mandou-lhe com a boca que já referi, a malta toda ali em redor ouviu e partiu-se tudo a rir, o jovenzinho sem miolos baixou logo a bolinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário