quinta-feira, 15 de julho de 2010

Deep Purple no Coliseu de Lisboa 14/07/2010

Grande noite para os amantes de Hard Rock, os Deep Purple são ao lado dos Black Sabbath e dos Led Zeppelin os responsáveis pelos melhores hinos de Hard Rock/Heavy Metal da história.

O concerto abriu de rompante com a 'Highway Star', sendo o hino que é todos os presentes conhecem por isso a loucura foi logo de inicio com toda a gente a a saltar ou a fazer headbang. Durante o concerto a banda desfilou clássico atrás de clássico, 'Strange Kind Of Woman', 'Maybe I’m A Leo', na 'Fireball' assim que Ian Paice começa a tocar na bateria mais parecia um terramoto tal as vibrações que se sentiam no ar. Seguiu-se 'Mary Long', 'No One Came', 'Perfect Strangers' que conseguiu sacar muitos headbangs do público. Durante o refrão da ‘Space Truckin’ o Coliseu quase vinha abaixo, nesta ninguém perdoou, "Come on, Come on, Come on, let's go Space Truckin" dito a pulmões cheios deixou certamente muita gente sem voz, antes do encore tivemos direito ao que se calhar é o maior clássico destes avôs do Rock, toda a gente conhece o riff da 'Smoke On The Water' por isso a reacção foi instantânea. Para o encore tivemos a grande 'Speed King' seguida da tradicional 'Hush', que para os mais distraídos é uma cover de Billy Joe Royal, e para acabar em grande a classica 'Black Night '.

Ian Gillan foi um senhor, sempre bem disposto em palco, tanto ele como os seus colegas via-se nos sorrisos de cada um que eles gostam de fazer o que fazem, e ainda bem, a musica deve ser feita por prazer, mas como dizia, Ian Gillian mesmo já indo nos seus 64 anos ainda continua com uma poderosíssima voz que por diversos momentos ate acompanhou o guitarrista Steve Morse com os seus poderosos berros enquanto que Steve tirava uns quantos solos, durante o concerto, a idade foi um factor á parte, Ian esteve sempre de um lado para o outro a puxar pelo publico e em algumas situações ate andou a saltar em palco.

Roger Glover eram um dos mais bem dispostos, sempre com um sorriso na cara, teve o seu grande momento na Hush quando teve direito a uns minutos para mostrar que ele também tem técnica com um solo de baixo fazendo ate com que a certa altura que o publico fizesse diversos "heys, heys".

Ian Paice foi um mostro na bateria, assim que ele ia ao pedal a vibração era tanta, os 62 anos que tem ainda não lhe pesam, por diversos momentos também teve direito a uns quantos mini solos, durante a 'Speed King' teve os seus minutos a solo pondo muita gente a fazer air drums.

Steve Morse, que tem sido o substituto do eterno Ritchie Blackmore deu um show monumental, riff atrás de riff, solos de deixar muitos presentes de boca aberta, improvisos em quase todas as musicas, ontem a guitarra dominou, ate dominou demasiado porque era o instrumento com o volume mais elevado tendo ate mesmo tapado por completo a voz de Ian Gillan em diferentes momentos, na 'Well Dressed Guitar', que para quem não sabe, é um pequeno instrumental onde o que se destaca mais é mesmo a guitarra, aqui o Steve não perdoou dando asas á imaginação e estendendo o mais que possível a musica, na parte final, para quem conhece a musica, o ritmo é perfeito para acompanhar com palmas, e foi isso mesmo que aconteceu, todos os presentes estavam sintonizados, tal era a festa que todos os holofotes do Coliseu foram ligados para a banda ver que toda a gente estava ali para vê-los.

Don Airey, pianista, so esta com a banda de 2002 mas isso não lhe tirou protagonismo nenhum, tal como os seus companheiros ele tambem deu show, após a 'No One Cam'e ele teve direito a uns minutos para mostrar o que vale no piano, entre momentos de inspiração ate houve espaço para tocar a 'Cheira bem, cheira a Lisboa', claro que neste momento já estava toda a cantar a musica.

Estes Senhores deram uma lição a muitas bandas jovens de hoje em dia que chegam a um concerto tocam tudo á pressa e que nem se mexem em palco.

O público foi cinco estrelas, eu estive nas grades e não senti os tradicionais empurrões a matar vindos de trás, finalmente um concerto onde toda a gente se portou bem, cada pessoa esteve no seu lugar a curtir á sua maneira, do que vi não houve mosh, o que houve muito foi saltos, air guitars (mas houve alguem não tenha feito air guitar quando o Steve Morse sacava um solo??), headbangs houve com fartura, palmas a acompanhar os ritmos, houve de tudo e mais alguma coisa, sem duvida um dos melhores concertos do ano com casa esgotada, eu sou alto, a certa altura olho para trás pa plateia, cheia, bancadas, cheias, camarotes, ate no ultimo piso de todos havia gente, não cabia mais ninguém. Fossem crianças de 8 anos ou idosos na casa dos 70 anos, toda a gente estava ali para um concerto de puro Hard Rock/Heavy Metal como já não se faz há muito tempo.

Após o grande concerto que foi, nada melhor do que comprar um tshirt como recordação, enquanto estava na fila de espera, diversas pessoas vieram ter comigo porque queriam fotografar a setlist que eu tinha conseguido, uma dessas pessoas era um homem de 45 que estava acompanho do filho de 9 anos e da filha que tinha 15 anos, o brilho nos olhos e a alegria estampada na cara deles conseguia por muita gente contente, enquanto que o homem ligava a maquina eles olharam para a setlist e começaram a falar mesmo á fãs, "esta foi a loucura", "esta é a minha preferida", "eu sei a letra desta", digo-vos, ver aqueles miúdos á minha frente com aquela alegria toda após terem visto Deep Purple ao vivo mostra que ainda há esperança na juventude dos dias de hoje, assim que o pai deles tira a fotografia viro-me para os miúdos, "entao, gostaram?", e os dois ao mesmo tempo, "Siiim,", lindo.

Highway Star
Things I Never Said
Strange Kind Of Woman
Maybe I’m A Leo
Rapture Of The Deep
Fireball
Contact Lost
When A Blind Man Cries
Well Dressed Guitar
Mary Long
Lazy
No One Came
Keyboard Solo
Perfect Strangers
Space Truckin
Smoke On The Water
--------------------------
Speed King
Hush (Billy Joe Royal cover)
Black Night

2 comentários:

  1. És um sortudo do caraças, vais ao alive e ves Aic e Faith No More e agora Deep Purple e ainda por cima trazes a Set List para casa. LOOL, parecias um pai babado por causa dos miudos. Mas tens toda a razão, eu tambem ficaria se estivesse no teu lugar. Grande concerto sim senhor.

    ResponderEliminar
  2. mto boa review, retratas-te o k aconteceu na perfeiçao.
    brutal ver os deep purple k foram influencia em mim k so tneho 21 anos e foram influencia para milhoes na decada de 70. Agr venham ca os IRON MAIDEN E MANOWAR :D \m/

    ResponderEliminar