domingo, 24 de janeiro de 2010

Moonspell + Bizarra Locomotiva na FIL


Grande tarde/noite na FIL, lugar um pouco estranho para toda a gente porque é raro haver lá algum concerto quanto mais um concerto de Metal embora o som ate tenha estado melhor que no Pavilhão Atlantico. Assim por olho, sim, porque é impossível de saber quantas pessoas la estiveram porque não se sabe qual é a capacidade da FIL, aquilo assim por olho parecia-me que o Coliseu de Lisboa não era suficiente para aguentar aquela gente toda que esteve com mais vantagem para a malta da velha guarda, embora eu tenha visto la pessoas de varias idades que iam desde os 7 ou 8 anos ate pessoas já com os seus 60s, tudo pronto para um grande dia.

Logo ás 17:30 (hora de abertura das portas) so estavam presentes cerca de 50 pessoas, so ai vê-se o quão descontraído ia o pessoal para este grande dia do Metal, logo á entrada tivemos os Opus Diabolicum, banda de tributo de cordas aos Moonspell a tocar alguns clássicos da banda Portuguesa para aquecer as mentes das pessoas já lá presentes.

Depois tivemos uma conferência sobre ‘O Metal e a Escrita’ com as presenças de José Luís Peixoto (escritor), Henrique Raposo (cronista do Expresso), Nélson Santos (jornalista da revista de musica pesada Loud!), Fernando Ribeiro e á ultima da hora foi chamada uma professora que dá Língua Portuguesa de secundário numa escola em Braga porque o convidado que era para vir ficou doente. Pois bem, os intervenientes falaram do que é para eles o Metal, o que bandas como Iron Maiden, Moonspell, Celtic Frost, entre outras os influenciou nas suas adolescências e o que vem influenciando numa altura em que quase todos tem filhos e empregos, falou-se também na discriminação que o Metal é ainda levado por muita gente que embora nunca tenha ouvido uma musica sequer diz logo que é so berros e que não é arte nenhuma, também ouviu-se umas comparações entre o Metal e a ‘popzinha’ de hoje em dia, cada pessoa deu a sua opinião no espaço de uma hora em que todos os ouvidos estiveram postos neles.

Lá também estava exposto uma mini exposição de fotografias que foram tiradas em alguns concertos no nosso pais de bandas como AC/DC, Metallica, Dimmu Borgir, Ozzy, Scorpions, etc, todas as fotos eram so de fotógrafos portugueses.
Antes dos concertos foi mostrado o documentario Global Metal, realizado pelo realizador Sam Dunn (que antes ja tinha feito o Metal: a Headbangers Journey e o seu ultimo trabalho foi o Flight 666 dos Iron Maiden), o documentario demostra como o Metal é vivido e tocado em paises como India, Israel, Indonésia, ou seja, aqueles paises ou ate o maior dos Metaleiros nao acredita que la se faça boa musica.

Por volta das 22:00 começou o espectáculo, os Bizzara Locomotiva entraram em palco com o seu Metal Industrial e os 45 min da sua actuação foi o suficiente para deixar todos os presentes de boca aberta e sedentos por mais uns minutinhos de uma actuação excelente cheia de energia e que teve a ajuda do Fernando Ribeiro na musica ‘O Anjo Exilado’.

Para acabar a noite, duas horas de Moonspell a desfilar tudo o que é musicas conhecidas do repertório da banda, Mephisto, In And Above Men, Nocturna, Everything Invaded, Alma Mater, From Lowering Skies, entre muitas outras, o final ficou reservado para a Full Moon Madness, nessa altura olho para o lado e uma menina de 10 anos que esteve o concerto todo ali ao meu lado a saltar, bater palmas, a fazer os horns, etc na ultima musica ela já não tinha forças para nada, a mãe dela disse-me que era o primeiro concerto dela e ela já estava exausta, eu olhei para a cara dela e ela já não estava com vontade para mais festa por isso para anima-la eu perguntei-lhe se ela queria subir para os meus ombros (já que era a ultima musica), a mãe dela também lhe perguntou se ela queria, depois de ela pensar prai uns 2 segundos ela levantou-se do chão, deu o casaco á mãe e subiu para os meus ombros para acabar a festa em grande, no final da noite ela e a mãe agradeceram-me e assim que se viraram para ir embora a alegria estampada na cara da menina era mais que notória, alegria essa que ficou certamente também marcada na memoria de todas as pessoas presentes neste que foi um grande dia.

Para acabar, só quero referir umas palavras que o Sr. Henrique Raposo disse na conferência, que foi que aquele dia poderia ser o tónico para se fazer mais dias assim com os Moonspell e mais bandas portuguesas, um mini festival anual ali mesmo na FIL com mais bandas portuguesas (bandas como Echidna, Desire, Process of Guilt, Ramp, Switchtense, Theriomorphic, etc ou seja, tudo o que há de bom no nosso pais), com os Moonspell a encabeçar o dia obviamente e que segundo ele, poderia levar o nome de Moon Fest, vamos esperar para ver se estas pequenas palavras referidas directamente para o Fernando Ribeiro poderão ser o suficiente para tal acontecimento se realizar.

"At Tragic Heights"
"Night Eternal"
"Finisterrae"
"Memento Mori"
"Southern"
"Soulsick"
"Opium"
"Herr Spiegelman"
"Everything Invaded"
"Scorpion Flower"
"Luna"
"Nocturna"
"Magdalene"
"Vampiria"
"Mephisto"
"Alma Mater"

"In and Above Men"
"From Lowering Skies"
"Blood Tells"
"Os Senhores da Guerra"
"Full Moon Madness"


Bilhete autografo pelo Fernando Ribeiro e pelo Mike Gaspar

2 comentários:

  1. Olá!! Sou a Inês do hi5, lembras-te? xD
    Adorei o teu texto, está muito bem escrito!! É de glorificar a tua acção perante a menina de 10 anos =) Foi uma acção bonita!
    Agora que falas em autografos...sou msm cabeça no ar!! Tbm podia ter-lhe pedido :O Fica para a próxima, oportunidades não faltarão!! =D
    Também tenho um blog, add o teu link nos meus blogs de interesse para não me esquecer de vir cá de vez em quando! Dá um saltinho ao meu :)
    Fica bem \m/
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. concordo exactamente contigo, as pessoas pensam que o metal é só barulho, pois quem ouve discorda, no rock encontra-se letras com significado, no pop só meras palavras sem sentido, e com ritmo sem nexo.
    eu sou rapariga e tenho 13 anos e nunca fui ao meu primeiro concerto, mas quando for quero ir ver os MOONSPELL <3
    e ouvir o Alma mater ao vivo!

    o texto está muito bem escrito, parabéns :b

    ResponderEliminar