quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Anathema no Tivoli 03/11/2010

Quando toda a gente pensava que o concerto seria sentado assim que a banda entra em palco o Jamie Cavanagh vira-se e diz na língua de Camões: 'DE PÉ', e claro, ninguém se fez de rogado e em poucos segundos já estavam toda a gente a bater palmas a acompanhar o ritmo da “Deep” através de palmas.

Muitas bandas deviam aprender com os Anathema no que toca a fazer uma tour de apresentação a um cd novo e mesmo assim conseguir fazer uma noite memorável, é so abrir o concerto com umas quantas musicas bem conhecidas do publico, depois a meio da noite toca-se o novo trabalho na integra e para fim o algumas musicas bem emblemáticas do repertório da banda, no caso dos Anathema ficou para o fim “Are You There?”, “Angelica” (musica que a banda deixou que o publico escolhesse) e para o fim a já mítica “Fragile Dreams”

Durante várias vezes da noite muita gente ainda se sentava mas tendo os Anathema musicas como “Empty”, “Flying” e “Universal” (que é provavelmente a melhor musica do novo registo e também uma das melhores a serem interpretadas na noite de ontem) é impossível ficar sentado.

Quanto á banda não há nada de mal a registar, Vincent Cavanagh continua a ser o líder desta grande banda e um grande musico, Daniel Cavanagh ficou encarregue da grande maioria dos solos e tal como o seu irmão Jamie Cavanagh no baixo tiveram a noite toda a puxar pelo publico fosse para acompanhar as musicas com palmas ou para cantar as letras juntamente com Vincent, quanto John Douglas e Les Smith, baterista e teclista respectivamente, não brilharam como brilhou o trio de irmãos mas a sua presença mesmo assim foi notória graças a alguns momentos de mini solos de piano e a técnica de Les Smith foi bem visível aos olhos dos presentes.

Durante a noite foi constante o agradecimento da banda ao publico, vê-se que são uma banda que sabe que o publico é importante para chegar ao topo, em muitas das musicas os irmãos pelo menos largavam os instrumentos e vinha á frente do palco bater palmas na direcção do publico que graças ao Tivoli esteve espalhado por diferentes pisos mas a banda nem essa gente esqueceu ao estarem constantemente a olhar e a apontar para esses mesmos pisos. Em relação ao Tivoli o próprio Vincent Cavanagh agradeceu á pessoa que os marcou para aquele espaço porque é definitivamente uma das salas de espectáculos mas lindas do pais.

Deep
Pitiless
Forgotten Hopes
Destiny Is Dead
Balance
Closer
A Natural Disaster
Empty
Lost Control
Destiny
One Last Goodbye
Panic
Temporary Peace
Flying
Thin Air
Summernight Horizon
Dreaming Light
Everything
Angels Walk Among Us
Presence
A Simple Mistake
Get Off, Get Out
Universal
Hindsight

Are You There?
Angelica
Fragile Dreams

5 comentários:

  1. Os Anathema são como o algodão, não enganam... mais um excelente concerto!!!

    ResponderEliminar
  2. Não ia com grandes expectativas (será provavelmente a única banda que toca maioritariamente música melancólica que eu oiço) mas até a minha mulher - a única que não vestia de preto :) - que só gosta de IL DIVO e afins adorou o concerto. Sem dúvida alguma uma noite memorável com um final apoteótico pois os meus temas preferidos (e pelos vistos não só para mim) ficaram para o "encore". Bem hajam! Rui J. Afonso, Lisboa

    ResponderEliminar
  3. Mais um concerto arrepiante e mágico!! Não deve haver pessoa alguma que não se renda às melodias, à beleza e à simplicidade dos Anathema. Fabulosos!!

    Thanks pela tua review.
    Angelise

    ResponderEliminar
  4. Não pecam o 4 episódio...o 2 episódio foi o melhor mas este numero 3 foi igualmente brilhante, apesar de ter gostos muito diferentes e mais agressivos, é uma banda que me cativou sempre e são muitas as razões... o 4º episódio (que não sei quando é) eu não vou perder pois quero fazer a colecção toda. Grande momento. um hino ao género. Obrigado pela review.

    ResponderEliminar